Sistemas de Água Quente

O Cobre

Fundamental no desenvolvimento das primeiras civilizações, o cobre mantém-se como o melhor e mais indicado material para instalações hidráulicas de água quente.

Além de sua durabilidade incontestável, possui propriedade bactericida, contribuindo para uma vida mais saudável.

Benefícios

Maior conforto: Os tubos de cobre ELUMA, são fabricados com maior diâmetro interno, proporcionando maior vazão de água.

Encaixe perfeito: A ELUMA é a única fabricante nacional de Tubos e Conexões de Cobre e Bronze, garantindo encaixe perfeito entre os tubos e conexões.

Economia: Sua montagem é rápida e no próprio local, gerando maior agilidade na execução da obra, economizando tempo e mão-de-obra.

Valor agregado: O cobre é um metal nobre que valoriza seu imóvel

Facilidade: Muito fácil de instalar, não requer dias de espera para utilização do sistema.

Sem riscos: Suas instalações de água quente em cobre não sofrem deformações e reduções da vida útil quando na presença de variações e picos de temperatura e pressão.

Reciclável: É um produto ecologicamente correto, 100% reciclável.

Normatizado: Atende perfeitamente à Norma Brasileira NBR 7198-Projetos e execuções de instalações

Satisfação: Instalações de água quente com tubos e conexões de cobre ELUMA, não é uma novidade, mas sim uma realidade com histórico de muitas décadas de eficiência e satisfação por parte dos consumidores.

Sistemas de Água Quente

Para obter um bom desempenho de um sistema de água quente, sabemos que a escolha dos componentes condutores da água é fundamental, por isso o COBRE destaca-se por seu melhor desempenho, resistência, durabilidade e condução da água.

Nas instalações de aquecedores é preciso conhecer o tipo de energia disponível para aquecer a água: elétrica, a gás ou solar, pois, dependendo do tipo de energia podemos definir o sistema de alimentação dos equipamentos a serem utilizados.

Tipos de Aquecimento de Água

Solar: Trata-se de um sistema composto por coletores solar, reservatório térmico(boiler) e aquecimento auxiliar. Este sistema é similar ao de acumulação, porém a água é aquecida por energia solar.

Passagem: Sistema em que a água é aquecida gradualmente à medida que passa pelo aparelho, tendo esse como fonte de energia o gás combústivel onde o gás também pode ser transportado por tubos de cobre rígidos Classe A e Flexíveis Classe 2.

Acumulação: Sistema em que a água aquecida fica armazenada em reservatório térmico(boiler), tendo esse como fonte de energia e eletricidade, o gás combustível ou a energia solar.

Nota: Foi aprovada na Cidade de São Paulo, a Lei 14.459 de 03 de Julho de 2007, de obrigatoriedade de instalações de aquecedores solares em novas edificações com mais de três banheiros e, a previsão destas instalações em edificações com até três banheiros, com o objetivo de aproveitamento e redução do consumo de energia elétrica.

Identificando melhor

Existem no mercado diversos materiais para condução de água quente; os Tubos de Cobre ELUMA possuem gravação de baixo-relevo e à tinta, facilitando sua identificação.

Equivalência de Diâmetros para Tubos

Diâmetro Nominal (mm) Diâmetro Nominal (pol) Diâmetro Nominal Eluma (mm)
15 1/2 15
20 3/4 22
25 1 28
32 1 1/4 35
40 1 1/2 42
50 2 54
60 2 1/2 66
75 3 79
100 4 104

Classes de Tubos Flexíveis para Água

Classe 1 Classe 2
Diâmetro Nominal Espessura
Nominal (mm)
Kg/m Pressão
Serviço (Kgf/cm³)
Diâmetro Nominal Espessura
Nominal (mm)
Kg/m Pressão
Serviço (Kgf/cm³)
Pol. mm Pol. mm
3/8" 10 0,6 0,149 54,40 3/8" 10 0,8 0,195 73,80
1/2" 15 0,7 0,280 39,70 1/2" 15 1,0 0,392 57,70

Importante

O cobre é um dos metais mais resistentes e apropriados à condução de àgua e outros fluidos. Porém, a falta de observância de normas técnicas corretas quando de sua instalação e utilização, assim como a falta de cuidados no seu manuseioe armazenamento e a sua exposição a agentes agressivos, inclusive água de mina, de poço ou de abastecimento público, que não tenha o tratamento adequado, poderão comprometer a boa resistência e durabilidade que dele se espera. Observe corretamente as normas de instalação pertinentes constantes das NBRs nºs 5626, 10897, 13932, 13933, 13714, 14570 e 15345, expedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.