Aquecedores de Passagem a Gás

O que são Aquecedores de Passagem a Gás?

Existem várias maneiras de se produzir água quente para uso em residências, a melhor utiliza aquecedores de passagem a gás. Este sistema proporciona maior conforto, economia e maior fornecimento de água quente, em diversos pontos de utilização.

O Aquecedor de Passagem a gás, é um equipamento destinado ao aquecimento de água para os mais diversos fins, principalmente para o banho. É um produto baseado na circulação continua de água através do seu interior, assim que acionado, por isso é chamado “passagem”, por que não existe reservatório para acumular a água aquecida, que é fornecida instantaneamente quando acionado.

Este acionamento é feito pela abertura dos registros ou misturadores de água, que faz com que o aparelho comece imediatamente a funcionar, automaticamente, gerando água quente para todos os ramais disponíveis da casa ou apartamento.

Seu funcionamento é simples, embora incorpore muita tecnologia, podendo ser resumido conforme os itens abaixo descritos:

- Pela passagem de água fria, no interior da válvula de água, pressiona-se um diafragma de borracha, que aciona válvula de gás (solenóide). Simultaneamente é enviado um sinal para a Unidade de Comando Eletrônico (UCE) que dispara faíscas (centelhamento), produzindo a queima da Câmara de Combustão.

- A água continua seu trajeto ao redor do Trocador de Calor (serpentina), onde é aquecida no nível desejado e segue até a saída de água quente, onde será coletada pelo ramal (tubulação) e distribuída pelos pontos de uso existentes. Durante este trajeto no interior do equipamento, sensores monitoram o fluxo da água e verificam se à chama (corta o gás na sua ausência) e não permitem o superaquecimento do equipamento (termostato), garantindo a segurança do funcionamento.

Perguntas mais freqüentes

O Aquecedor de Passagem pode substituir o sistema de Acumulação Gás/Elétrico?

Sim! E com muitas vantagens: Basta possuir o ponto de gás próximo aonde será instalado o Aquecedor de Passagem. É preciso também, verificar, se existe o furo da chaminé na parede, depois é só trazer as tubulações até o equipamento adquirido e instala-lo conforme a necessidade do cliente.

O Aquecedor de Passagem pode ser adaptado ao Aquecedor Solar?

Sim! Pode ser perfeitamente utilizado com apoio a gás e é mais econômico que o apoio elétrico. Neste caso, deve-se verificar o estado de conservação do reservatório de água quente. Se o boiler não estiver em condições de uso, poderá romper o reservatório. Nestes casos, recomendamos solicitar ao cliente que procure uma empresa especializada para efetuar o serviço.

Por que existe uma diferença de preços do Rinnai, em relação a outros aquecedores?

Na verdade, é necessário atentar para a qualidade e confiabilidade dos equipamentos. Preço não é tudo! Os Aquecedores Rinnai, possuem alta potência (até 51000KCAL/H), no entanto tem tamanho reduzido, design atraente e são capazes de atender a vários banhos simultâneos sem perda de temperatura. São equipamentos ideais para substituir boilers e aquecer grande volume de água. Além disso, em sua fabricação é empregada tecnologia japonesa de última geração, que o faz capaz de proporcionar com o conforto e o atendimento desejados pelo cliente, por longos anos de uso. Por exemplo: Na linha digital, não é necessária a tiragem de 60 cm da chaminé e os equipamentos possuem sistemas microprocessados, controle remoto com função de auto diagnóstico, 06 dispositivos de segurança, câmaras blindadas, exaustão forçada e queimadores bipartidos que proporcionam grande economia de gás, entre outros itens de série, com garantia de 02 anos, ampla rede de assistência e a qualidade Rinnai. Com certeza esses diferenciais asseguram a segurança e a tranqüilidade ao consumidor.

Os Aquecedores de Passagem podem ser instalados dentro do banheiro. E de armários?

Não! Pela Norma ABNT13103, que regulamenta as instalações, estas duas condições são proibidas, pois podem colocar em risco vidas humanas. Os Aquecedores necessitam estar instalados em local com circulação constante (não direta) e normalmente seu lugar é na área de serviço.

Qual o tipo de ducha ideal?

Recomendamos duchas com crivo de 2” e vazão de 8 l/m, para uso residencial, as quais são as mais indicadas, permitindo a condição de uso simultâneo e conforto no banho.

Qual o mínimo de coluna de água e necessário para o Aquecedor?

Todo Aquecedor de Passagem necessita de pressão para funcionamento, já que é acionado pela passagem de Água. Mas, para se ter um aproveitamento de 100% do potencial do aparelho, recomendamos uma pressão de 1 Kgf/cm² ou 10mca, para que todos os pontos sejam atendidos satisfatoriamente e não haja perda de conforto térmico. Não havendo esta coluna manométrica, torna-se necessário pressurizar a rede quente e fria, e excetuando-se a válvula de descarga. Coberturas e último andar de edifícios também necessitam ser pressurizados.

Posso instalar o Aquecedor mesmo não tendo misturador da água quente

Não recomendamos. É necessário ter o misturador para poder controlar eficientemente a temperatura desejada para o banho.

Qual a vantagem dos Aquecedores de Passagem em relação aos de Acumulação

As vantagens são muitas! No sistema de acumulação, existe a necessidade de se mantar a água sempre aquecida, o que faz com que exista um elevado consumo de gás, além do tempo de espera após alguns banhos, para que a água volte a aquecer. Outros diferenciais são: Acionamento instantâneo, baixo consumo, design atraente e compacto, moderno, sem chama piloto, vários modelos, fácil instalação. Para usufruir de todas essas vantagens, basta ter pressão de água.

E qual a vantagem dos Aquecedores de Passagem em relação a chuveiros elétricos?

As grandes vantagens são: Conforto, economia, potência e durabilidade. Com um único aparelho é possível aquecer um volume de água muitas vezes superior ao sistema elétrico por um custo muito menor, já que a potência dos aquecedores é muitas vezes maior que mais potente aparelho elétrico disponível no mercado. Por exemplo: Um aquecedor de 18 litros, atinge 23,10kW/h (23100Watts!) de potência, ao passo que os equipamentos da linha digital, chegam a atingir a espantosa marca de 59.5kW/h(59500Watts!). São produtos comprovadamente robustos e funcionais, outro aspecto importante é a longa vida útil do aquecedor, em relação a qualquer outro sistema existente.

E qual q vantagem frente ao Aquecedor Solar?

A vantagem é poder atender vários pontos, sem a necessidade de reservatórios e instalações hidráulicas complexas, além disso permite a utilização em qualquer condição de tempo, região ou clima. No mais das vezes, os Aquecedores a Gás são complementares ao sistema solar.

Os Aquecedores de Passagem Residenciais, podem ser utilizados para aquecer piscinas?

Não! Cada equipamento possui sua especificação e uso próprio. Portanto o uso do Aquecedor de Passagem Residencial em piscina ou para fins industriais pode acarretar danos ao mesmo, os quais não estão cobertos pela garantia. Para aquecer sua piscina, muitos de nossos parceiros desenvolvem sistemas confiáveis que utilizam versões industriais de nossos produtos e estão habilitados a proporcionar segurança e conforto. A Rinnai apenas fornece os aquecedores, não o sistema para piscinas, sendo esses projetos de responsabilidades de seus idealizadores.

Por que o Rinnai 18 litros possui um timer de desligamento em 40 minutos?

Todo equipamento fabricado no Brasil é rigorosamente controlado e suas especificações possuem correspondência com a legislação japonesa para Aquecedores. No caso da Linha Onnsen, ela obedece a uma norma japonesa que determina o desligamento automático após 40 minutos de uso. Isto trás maior segurança no uso do equipamento, prevenindo acidentes e consumo excessivo de gás. Ele não pode ser retirado, porém, basta fechar os misturadores e reabrilos para reiniciar o funcionamento.

Quando eu compro um Aquecedor, a instalação é gratuita?

Não existe essa possibilidade. A margem com a venda dos Aquecedores é muito pequena e as empresas necessitam cobrar pela instalação, para poder custear seus gastos. Além do mais, são técnicos especializados e autorizados a trabalharem com equipamentos e instalação de gás, cumprindo as normas estabelecidas pela ABNT. A Rinnai, por ser fabricante, não instala os equipamentos, porém existem muitas empresas capacitadas no mercado para prestar um bom atendimento a preço justo.

O Aquecedor pode ser instalado por qualquer pessoa ou empresa?

Não! Apesar de à primeira vista, parecer simples, o processo de instalação requer conhecimentos técnicos de hidráulica, gás e rede elétrica. Se for realizada por um leigo ou empresa não qualificada, o equipamento perderá a sua garantia. Os fabricantes reforçam este argumento, porque estão preocupados com a segurança e o bem estar dos usuários. Em última instância, se por desconhecimento, o aquecedor for instalado por um particular, o acionamento deverá ser feito por uma empresa autorizada.

De quanto em quanto tempo é necessário fazer a manutenção dos Aquecedores?

Como qualquer equipamento, a manutenção preventiva aumenta a vida útil do mesmo. No caso dos aquecedores da linha digital, é necessário limpar o filtro de Água a cada seis meses e, em todos os casos recomenda-se uma revisão e limpeza interna anual.

Pode ser colocada uma bateria no lugar da eletricidade?

Os aquecedores da linha digital, consomem muito pouca energia. Apenas o suficiente para manter o microprocessador e o sistema de exaustão forçada em funcionamento. Por isso, é necessário utilizar-se a eletricidade, mas também é possível instalar um no break (1.2Kva), o que garantirá, em caso de falta de energia, uma autonomia média de duas horas.